produtos que podem ficar mais caros para os americanos
7 produtos que podem ficar mais caros para os americanos
-
Carros – O setor automotivo poderá sentir os efeitos da alta no preço dos metais como aço e alumínio, já alvo de tarifa global de 50 %, impactando o custo de veículos nos Estados Unidos Correio Braziliense.
-
(Outros itens não detalhados no trecho disponível da fonte)
O presidente americano, Donald Trump, assinou na quarta-feira (30/7) a ordem executiva que institui tarifa de 50% sobre produtos brasileiros que entrarem nos Estados Unidos a partir do dia 6 de agosto.
Após dias de tensão à espera da definição do chamado tarifaço, a medida veio acompanhada de uma lista de isenções com quase 700 itens, o que trouxe alívio para setores como o de suco de laranja e o de fabricação de aeronaves.
Considerando o que o Brasil embarcou para os EUA em 2024, esses produtos somam cerca de 43,4% das exportações para o mercado americano.
Tarifaço de Trump: entenda o impacto para o agro do Brasil (e para os EUA)
Cerca de 3,8 mil itens ainda estariam sujeitos à sobretaxa de 50%.
Entre eles estão alguns produtos dos quais o Brasil é fornecedor relevante para os EUA, como café e açúcar orgânico.
As indústrias afetadas têm esboçado preocupação e calculado prejuízos diante da possibilidade de redução ou inviabilidade de exportação para os EUA.
Mas o que isso significa para o consumidor americano? O impacto deve ficar mais claro nos próximos meses.
A taxação pode, por exemplo, inibir a importação de produtos do Brasil, levando os EUA a tentar aumentar a produção interna, a buscar mercados substitutos ou, caso essas duas alternativas não sejam bem-sucedidas, a reduzir a oferta interna desses itens.
Nesse último cenário, se não houver redução da demanda, a menor oferta pode ter como consequência aumento de preços.
- Get link
- X
- Other Apps
Comments
Post a Comment