A goiaba-serrana é reconhecida como uma “superfruta” devido à sua alta concentração de antioxidantes e nutrientes (Foto: Aires Mariga/Epagri).
A goiaba-serrana é reconhecida como uma “superfruta” devido à sua alta concentração de antioxidantes e nutrientes (Foto: Aires Mariga/Epagri).
Entre os meses de março e maio, o Planalto Serrano Catarinense é envolto por um aroma característico: é a época da colheita da goiaba-serrana, uma fruta nativa do Sul do Brasil, famosa por seu perfume intenso e sabor doce-acidulado. Em Santa Catarina, cerca de 20 agricultores familiares cultivam essa fruta em aproximadamente 20 hectares, com uma produtividade média que varia de 15 a 20 toneladas por hectare.
“O cultivo da Goiaba da Serra é promissor e representa uma parte importante da nossa cultura. Estamos investindo em pesquisas, por meio da Epagri, para aprimorar o melhoramento genético da fruta, aumentando sua durabilidade e incentivando o cultivo entre as famílias produtoras. A goiaba da serra é uma riqueza local, que gera renda para as famílias rurais e merece nosso apoio para crescer ainda mais”, afirma o governador Jorginho Mello.
A goiabeira-serrana (Acca sellowiana) começou a ser cultivada comercialmente em Santa Catarina na década de 1980, graças a um programa de pesquisa e domesticação coordenado pela Epagri em colaboração com a UFSC, Udesc e produtores locais. A Epagri, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, é responsável pela pesquisa, desenvolvimento de tecnologia e assistência técnica aos agricultores e pescadores do estado.
- Get link
- X
- Other Apps
Comments
Post a Comment